Fronteiras Invisíveis

desenvolvimento conceitual
o nome
fronteiras invisíveis

O nome “Fronteiras Invisíveis” foi definido para o projeto porque sintetiza a busca por explorar e transcender limites percebidos, destacando a complexidade de fronteiras muitas vezes imperceptíveis, mas significativas, seja no âmbito físico ou social.  Ao explorar o que normalmente não é visível ou evidente, o projeto visa revelar as nuances e interações muitas vezes negligenciadas, promovendo uma compreensão mais profunda e inclusiva do mundo ao nosso redor.

Refere-se diretamente a ideia de que os espaços físicos têm limites visíveis, mas também invisíveis que determinam como os indivíduos interagem e se comportam nesses espaços, além de que, o próprio corpo humano tem limites físicos e limites ocultos que definem o espaço pessoal. Esses limites variam entre indivíduos e são influenciadas por fatores culturais, emocionais e sociais.  Os movimentos e a presença de uma pessoa afetam e são afetados pelo espaço em que ela se encontra. Diante disso, o nome contribui com a busca por provocar reflexões sobre à maneira como a tecnologia e a globalização estão mudando essas fronteiras entre o corpo e o espaço.

No dicionário:

 

 Fronteira:

fron.tei.ra  –  frõˈtɐjrɐ

nome feminino

  1. linha que delimita territorialmente um Estado, fixando a sua extensão

  2. linha que separa dois países, regiões, territórios, etc.; estrema

  3. zona adjacente a essa linha

  4. o que separa duas coisas distintas ou contrárias

  5. figurado limite; termo

De fronte+-eira

 

Invisível: 

in.vi.sí.vel –  ĩviˈzivɛɫ

adjetivo de 2 gêneros

  1. que não se pode ver

  2. escondido

  3. que não recebe ninguém

nome masculino

o que não se vê

Do latim invisibĭle

 
Identidade visual

A concepção da identidade visual de Fronteiras Invisíveis tem como base a ideia de representar as complexas relações entre o corpo humano, o ambiente físico e os limites que não são necessariamente visíveis, mas que desempenham um papel fundamental em nossas interações e experiências.

Cada elemento foi selecionado e projetado para representar o conceito, cada ícone e elemento de design tem um propósito. Além disso, esta identidade visual é versátil e adaptável, permitindo uma comunicação eficaz em diferentes contextos e plataformas. Em resumo, muito mais do que simplesmente um conjunto de imagens e cores, ela é uma representação visual do projeto. Ela o define e ajuda a conectar com o público de uma forma única e significativa.

globo terrestre

O elemento foi colocado porque mais do que o planeta Terra, é uma representação visual do local físico onde habitam todos os seres humanos,  independente de suas individualidades, as ações de cada um causam impacto no mesmo local, o globo terrestre. Independente de fronteiras nacionais, raças ou culturas, o globo é a unidade física que conecta a humanidade. 

Os espaços presentes no globo e separados por linhas, mostram que existem diferentes identidades culturais e geográficas de povos ou nações, para remeter às origens e as conexões com lugares específicos. Além disso, tem relação com a globalização, a interconexão do mundo, com fronteiras cada vez mais permeáveis e a crescente interdependência entre as nações e culturas.

Impressões Digitais

As impressões digitais humanas foram escolhidas devido à sua singularidade, que permite a distinção real entre indivíduos. Elas começam a se formar ainda durante o período de gestação, e os padrões são tão exclusivos que as digitais de pessoas distintas jamais serão idênticas. Cada pessoa possui um desenho específico, constituído pelas elevações da pele. A formação das digitais é resultado da influência genética e dos movimentos do feto dentro do útero materno. Mesmo gêmeos univitelinos, que compartilham o mesmo DNA, apresentam diferenças discerníveis em suas formações digitais.


Adicionalmente, a palavra em português “digital” é empregada para referenciar o meio virtual, que apresenta informações de forma numérica, em um visor ou tela relacionada a dispositivos eletrônicos. O que está relacionado também, ao conjunto de dados e informações que compõem a presença de alguém na web.


Diante disso, a Digital Humana compõe a identidade visual porque pode se referir à representação online de uma pessoa, incluindo suas informações pessoais, histórico de atividades, contas em redes sociais e presença na internet. Além disso, pode se relacionar com a forma como as pessoas interagem com a tecnologia e dispositivos digitais, como smartphones, computadores e mídias sociais, englobando como os indivíduos usam e se relacionam com a tecnologia em suas vidas diárias.


A posição das digitais como porções de terra sobre o globo representam como existem diferentes nações e culturas e cada indivíduo deixa uma marca no globo através de suas ações.

Cores

O logotipo, com a cor preta e branca foi escolhido para representar o contraste, os contrários, os opostos que são a base e a essência para a delimitação e formação das fronteiras. Além disso, o preto e o branco simbolizam o contraste entre ausência e presença, autoridade e simplicidade, relacionando também ao tema da desigualdade social.